sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Surplus: anti-consumismo diferente


O discurso da sustentabilidade - apesar de necessário, muito necessário - está na moda e irrita um pouco às vezes. Quem não fica entediado ao ouvir, pela milésima vez, que devemos reciclar nosso lixo, que devemos evitar o uso das sacolinhas plásticas, que temos de reduzir o tempo no banho, que temos de consumir menos, muito menos?

Claro, a mensagem ainda não chegou a muitas pessoas e principalmente não gerou mudanças efetivas na vida de muitas outras (na minha, inclusive, em muitos pontos). Então ok, essa luta tem que continuar.

Mas quer mergulhar nesse universo de uma forma diferente, inteligente, criativa e muito mais profunda ? Então assista ao "documentário / musical / videoclipe" SURPLUS. Ele é sueco, do ano de 2003 e foi dirigido pelo italiano Erik Gandini.

É bem irônico e é um soco no estômago - nos leva a sentir de uma forma muito viva o vazio gerado pelo capitalismo desenfreado a que estamos acostumadíssimos como a coisa mais normal do planeta. Aí você pensa "ai, tá bom, daí ele defende o socialismo, Fidel Castro e blá blá blá". Nããããããão, mas não mesmo! Precisa ver a crítica que ele faz ao modo de vida levado em Cuba.

Ele questiona tudo, absolutamente tudo o que está por aí.

Uma das minhas cenas preferidas e que me deixou muito assustada é a de um representante da Microsoft, numa daquelas palestras motivacionais dirigidas aos funcionários, pulando todo suado no palco e berrando uma espécie de grito de guerra que os espectadores logo gritam junto: "I love this company! Yeahhhhh!"

Credo!

Um detalhe: a direção do documentário pega essa frase, coloca uma batida e transforma numa música, que se segue repetidamente até você enlouquecer! Essa aliás, é a cereja do bolo do documentário. Eles pegam muitas das frases ditas durante o filme e transformam em música / videoclipe. É muito, muito legal e só vendo mesmo para entender.

Mas, claro, você não vai achar esse documentário para comprar (seria muito irônico você encontrar em todas as lojas e pela internet com frete grátis! rsrsrsrs).

Entra no google e coloca "documentário Surplus", que você vai achar alguns links para baixar.


Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário